Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 11 de março de 2013

Jacinto Convit García 
 é um médico e cientista venezuelano, reconhecido por descobrir a vacina contra a Lepra e por seus estudos para descobrir uma cura contra diversos tipos de Câncer. Ganhou o Prémio Príncipe das Astúrias de Investigação Científica e Técnica de 1987. Possui cerca de 45 condecorações emitidas por diversas universidades venezuelanas e internacionais.
Filho de um imigrante espanhol da Catalunha naturalizado venezuelano Francisco Convit y Martí e de mãe venezuelana Flora García Marrero, das Ilhas Canárias, nasceu na paróquia A Pastora, no bairro de Libertador, Caracas. Iniciou seus estudos no Liceu Caracas.
Cursou o colégio do Liceu Andrés Bello. Foi um destacado aluno do grande professor Rómulo Gallegos na cadeira de Filosofia e Matemática, que afirmou “Que boas lembranças, um professor exemplar de talento visionário”.


 

Em 1932 ingressou na escola de Medicina daa Universidade Central da Venezuela onde obteve o título de Doutor em Ciências Médicas em 1938.
Um convite mudaria sua vida e marcaria o seu destino no ano de 1937: o Dr. Martin Vegas, conhecido pioneiro nos estudos da hanseníase (lepra), encontraria Convit pela primeira vez, na antiga casa em Cabo Blanco, no estado de Vargas, a qual abrigava centenas de pacientes com lepra e outras doenças.
Naquele tempo, lepra era a causa de um prejuízo mais enraizado na sociedade venezuelana, onde leprosos eram constantemente acorrentados e vigiados por guardas. Este fato definiria o caráter humano de Convit, que diante de tais abusos, exigiu dos guardas um melhor tratamento com os pacientes.
A dedicação de Jacinto Convit pela causa era tamanha que, juntamente com mais oito médicos (seis venezuelanos e dois italianos), criou uma força tarefa para encontrar uma cura desta doença.
Depois de várias pesquisas com o único remédio utilizado nesses pacientes, o óleo de chaulmoogra, pôde comprovar que o composto de Sulfona e Clofazimina poderia agir com grande eficácia contra essa doença, o que levou ao encerramento da lepra conhecida, na qual doentes eram presos e vigiados.




No ano de 1988, devido aos grandes avanços nos estudos epidemiológicos, lhe valeram uma indicaçãoao Premio Nobel de Medicina, pelo descobrimento da vacina contra a lepra, a qual resultou de uma combinação da vacina da tuberculose com o bacilo Mycobacterium leprae. Um ano antes desta indicação, Convit recibeu na Espanha o Prémio Príncipe das Astúrias de Investigação Científica e Técnica.
Em 28 de fevereiro de 2011 é condecorado com a Legião de Honra, uma condecoração honorífica da França.
Também em 2011, aos 99 anos, lidera uma equipe no Instituto de Biomedicina que trabalha na pesquisa de uma vacina contra o cáncer de mama, estômago e cólon do útero. O procedimento baseia-se em experimentações com imunoterapia. Em conjunto com especialistas da Universidade Central da Venezuela ~está a frente deste tratamento experimental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário