Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Sir Nicholas Winton - 105 anos -



(Nascido Nicholas Wertheim; Hampstead,19 de maio de 1909)

é um britânico que organizou o resgate de 669 crianças em sua maioria judias na antiga Checoslováquia (também Tchecoslováquia no Brasil),
antes das suas deportações campos de concentração nazistas, salvando-as da morte certa em 1939, antes do início da Segunda Guerra Mundial, Muitas vezes chamado de Schindler britânico.

Nicholas Winton foi agraciado com a Ordem de Tomáš Garrigue Masaryk, Quarta Classe, pelo Presidente Checo em 1998.

No aniversário da Rainha, em 1983, foi nomeado membro da Ordem do Império Britânico por seu trabalho na instalação de asilos da sociedade Abbeyfield na Grã-Bretanha e, em 2002, elevado a cavaleiro pela rainha Elizabeth II em reconhecimento ao seu trabalho no salvamento das crianças.

Ele encontrou-se com a Rainha novamente durante sua visita de Estado à Eslováquia, em outubro de 2008.

O asteróide 19384_Winton foi nomeado em sua honra pelo casal de astrônomos checos Jana Tichá e Miloš Tichý.

Em 2008, Nicholas Winton foi homenageado pelo governo checo de várias formas: uma escola de ensino elementar em Kunžak recebeu seu nome 8 e foi agraciado com a Cruz do Mérito do Ministério da Defesa, Grau I.8 Também foi indicado pelo governo checo para o Prêmio Nobel da Paz de 2008.

Por ter antepassados judeus, Winton não foi agraciado no quadro de Justos entre as Nações. (Isso é a maldição da humanidade, DISCRIMINAÇÃO !)

Winton está vivo e são, e não vê sua atitude como extraordinária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário