Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Władysław Szpilman



Władysław Szpilman
Nasceu em Sosnowiec, 5 de Dezembro de 1911 — e faleceu em Varsóvia, 6 de Julho de 2000, foi um pianista judeu-polonês.

Nascido numa família judaica, trabalhou em Varsóvia como pianista para a rádio polaca (onde conheceu uma cantora e o seu marido ator) até à invasão da Polônia pela Alemanha em 1939. Com a Alemanha nazista estabelecendo o gueto de Varsóvia, ele foi forçado a instalar-se ali com a família, tal como todos os que eram de ascendência judaica. Continuou a trabalhar ali, como pianista, num restaurante.

Permaneceu no gueto até a população judaica do mesmo ser conduzida aos campos de concentração, refugiando-se junto da cantora e seu marido. Foi para dois outros esconderijos após o local ter sido descoberto. Após o amenizar da guerra, residiu em prédios abandonados.

Em 1945, pouco depois do fim da guerra, escreveu um relato da sua sobrevivência em Varsóvia. O livro foi publicado na Polônia, com o título 'Śmierć Miasta', «Morte de uma Cidade». O livro foi fortemente censurado pelas autoridades comunistas, descontentes com a sua perspectiva da guerra, e o número de cópias impressas foi reduzido.



Após a guerra, Szpilman prosseguiu a sua carreira musical, tornando-se um dos mais produtivos compositores judeus.



As memórias de Szpilman não foram reimpressas senão cinqüenta anos depois, em 1998, ano em que foram publicadas em inglês (e muitas outras línguas) com o título O Pianista. Em 2002 foi produzido um filme baseado na sua obra, também de nome O Pianista, pelo realizador Roman Polanski, com Adrien Brody interpretando Szpilman, papel que lhe rendeu o Oscar para Melhor Ator Principal nesse ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário